Compostagem Caseira - Aprenda Fazer Compostagem Doméstica

Podemos transformar todo o lixo que jogaríamos fora num excelente fertilizante para o jardim. A isto chama-se Compostagem Caseira.

Todo o lixo orgânico que jogamos fora é um suplemento para o nosso jardim melhor do que qualquer fertilizante ou químico.

Se permitires a decomposição apropriada de todo o lixo, ele irá alterar-se quimicamente até se tornar num nutriente benéfico para os nossas plantas.

Antigamente (e ainda atualmente em alguns espaços rurais) o composto era mantido num monte no quintal fazendo o que se chama de estrumeira. Muitas pessoas ainda utilizam esta técnica, embora hoje em dia hajam recipientes apropriados, os compostores.

O que fazer com Lixo Orgânico?


No compostor pode-se colocar qualquer tipo de lixo orgânico do quintal, do jardim ou da cozinha. Isto inclui folhas, relva, restos de comida que não serão comidos ou papel de jornal (não se deve ter mais de um quinto de jornal no compostor pois o jornal é de difícil decomposição quando junto com os outros lixos).

É fácil obter composto, a parte difícil é fazer com que ele se forme. Depois de o compostor já ter um grande numero de materiais, eles devem ser regados ou melhor molhados para facilitar o processo de compostagem caseira.

Todos os ingredientes que estão no compostor devem ser cortados em pequenos bocados.

Como os ingredientes começam a ficar comprimidos e a derretem juntos enquanto se decompõem, é necessário arejar o compostor. Pode-se fazer isso usando um ancinho para misturar os ingredientes em decomposição e permitir que o ar entre no meio deles. Fazendo isto, o oxigênio percorre todo o compostor entrando através dos ingredientes fazendo com que a decomposição possa ocorrer.

compostagem caseira


É fácil manter um compostor para quem tem um pequeno jardim ou quintal. O meu está num local onde até ás 13 horas apanha sol e depois dessa hora está à sombra. Praticamente todos os dias coloco lá cascas de batatas, de fruta, fruta podre, folhas velhas de alface, ervas daninhas bem como caruma (agulhas) do pinhal ou folhas velhas de eucalipto.

Há também uns pequenos recipientes para fazer compostagem caseira, especialmente para quem vive em apartamentos, mas eu não utilizo uma vez que tenho bastante espaço exterior.